SEJA BEM VINDO TRICOLOR !

Seja bem vindo ! Lugar de gremista é aqui !
Deixe seu recado, participe... Faça parte desta religião !
Não cobramos dízimos, e sendo gremista, vc ja tem lugar garantido no céu AZUL !

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Será que sai??? Obras da Arena do Grêmio são adiadas à espera de crédito

Oito meses após a assinatura do contrato entre o Grêmio e a construtora OAS, a futura arena do clube, projetada para ser erguida no bairro Humaitá, ainda está longe de sair do papel.

Mais do que a aprovação do estudo de viabilidade urbanística, atualmente em tramitação na prefeitura, o que tranca a obra é a falta de financiamento por parte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social). Não há hipótese de o projeto andar sem que o dinheiro chegue. O início das obras, previsto para este ano, foi adiado para 2010.

Uma das cláusulas do contrato assinado entre Grêmio e OAS, em 19 de dezembro, diz que a construtora estará desobrigada de construir o novo estádio se o financiamento não for aprovado. Orçada em cerca de R$ 350 milhões, a arena dependerá de 40 a 50% desse valor para ser construída, estima Eduardo Pinto, um dos diretores da OAS. O restante virá de recursos próprios da empresa.

Há otimismo quanto à liberação do financiamento. A previsão é de que ela venha de uma linha de crédito especial que o governo federal irá abrir para as 12 cidades envolvidas no projeto da Copa de 2014. A arena seria beneficiada com os recursos na condição de local de apoio para o Mundial – em Porto Alegre, o estádio escolhido para sediar jogos é o Beira-Rio.


– Estamos certos de que o governo federal irá abrir essa linha de crédito – afirma José Fortunati, vice-prefeito e secretário extraordinário da Copa de 2014.

Apesar da indefinição sobre a liberação do dinheiro, Eduardo Pinto mantém a previsão de que a arena estará pronta na metade de 2012. As obras, que irão se estender por 30 meses, deverão começar no segundo semestre de 2010. No dia da assinatura do contrato com o Grêmio, Louzival Mascarenhas Júnior, diretor comercial da OAS, havia previsto que os trabalhos começariam ainda este ano.

O terreno da futura arena foi comprado pela OAS da Federação do Círculo dos Operários. O valor não é confirmado oficialmente, mas gira em torno de R$ 50 milhões. A área total do empreendimento, que também incluirá centro de convenções, hotel, shopping center e edifício-garagem, será de 32 hectares, sendo 11 apenas para o estádio. Por enquanto, ela segue intocada. Nem mesmo os tapumes que a demarcariam foram instalados. O plano era fazer o cercamento no início de julho.

– Por se enquadrar nos padrões Fifa, a arena do Grêmio é a que tem maiores possibilidades de obter o financiamento – acredita Eduardo Antonini, ex-vice de planejamento do clube e hoje coordenador do comitê executivo gaúcho para a Copa de 2014.

6 comentários:

  1. Vamos reformar o Olímpico....nada de estádio novo...depois quebra no meio e o Grêmio paga as dívidas. Já sabemos o que é isso com a ISL.

    ResponderExcluir
  2. CLARO Q NAO SAI !!!
    ALGUÉM LEMBRA DE QDO FOI INVENTADA ESSA IDÉIA DE ARENA ... 2 DIAS DEPOIS DO INTER TER SIDO CAMPEAO MUNDIAL... IMAGINEM VCS..JÁ SE VAO 3 ANOS E NADA !!!
    SÓ ACREDITO VENDO !

    ResponderExcluir
  3. Não sai, é só pra criar mais dívidas!

    ResponderExcluir
  4. Sai antes da cobertura do aterro. Falando nisso, clube nenhum pode pedir empréstimo pro BNDES. Ou seja, eles vão ter que tirar do próprio bolso pra fazer o projeto 3D deles sair do papel.
    Talvez daqui uns 100 anos eles consigam.

    ResponderExcluir
  5. Nos estatutos do GFPA consta que os Proprietários de Quotas de Fundo Social serão possuidores na proporção de 1/1000 de todos os bens móveis e imóveis do clube.
    Informa o sócio Marco Antônio Costa Souza (ex conselheiro) possuidor do Título Patrimonial
    0000000001, cadeira perpétua G80
    locatario do box estac. L13

    PROPRIETÁRIO DA QUOTA DE FUNDO SOCIAL Nº 250
    LOGO, ESTE DE Nº250 SE PRESUME QUE TENHA NO MÍNIMO 250 QUOTAS QUE REPRESENTARIAM 25% DO PATRIMONIO TRICOLOR.OU SEJA DO TERRENO ESTADIO
    E BENS MÓVEIS.
    COMO FICARIA A VENDA PARA A O A S ?
    JUAREZ

    ResponderExcluir